Qualidade na operação internacional, conheça a CBF CARGO

Entrevista a Sergio Souza, Director da empresa


A CBF Cargo vai completar 15 anos em Fevereiro 2020 e construímos neste período uma história de solidez e profissionalismo.

Sou nascido e criado em Santos, formado em Comércio Exterior pela UNIMES e muito naturalmente desde jovem comecei a trabalhar nas empresas próximas ao porto, tomando gosto pelas operações tive a oportunidade de trabalhar em diversos terminais e departamentos aprimorando meu conhecimento pelas operações físicas.

Este acabou se tornando um dos diferenciais da CBF Cargo, pois entendemos e visualizamos cada carga que transportamos, evitando assim qualquer problema operacional.

Iniciamos a empresa escolhendo o mercado químico como nicho para atuar pois em 2004 este mercado era muito carente de empresas com atendimento dedicado, tanto a grande maioria dos clientes nos acompanham até hoje.

Temos uma veia muito voltada às operações logísticas e enxergamos na venda de um transporte a oportunidade de oferecer o serviço porta a porta. Damos brilho ao nosso trabalho e sabemos como fazer uma excelente operação logística.

Nesses 15 anos nos dedicamos ao mercado químico. Depois dos primeiros 6 anos começamos a nos especializar em outros mercados como cargas de projetos, oil & gas e automotivo onde atendemos diversas multinacionais com contratos firmados no exterior.

Certificação ISO como sinônimo de excelência

Nossa administração sempre se preocupou em manter a saúde da empresa em dia, por isso nunca tivemos uma ação trabalhista e hoje a empresa não tem nenhuma ação de dívida contra ela, nada, nem mesmo de demurrage que seria algo natural devido ao fluxo de intermediação entre cliente e armador.

Nosso controle é muito bem elaborado e executado, mantendo bons acordos com armadores, companhias aéreas, transportadores e outros prestadores de serviços.

Em Dezembro 2019 fomos certificados com o ISO 9001, que é Gestão de Qualidade, e agora nós estamos sendo Certificados com mais dois ISOs: ISO 37.001 que é o Sistema de Gestão de Antissuborno e Corrupção e com o ISO 19.600 que é o Sistema de Gestão de Compliance.

Seremos a única empresa no Brasil no nosso segmento a possuir estas Certificações. O cliente vai entender que com essas certificações estará pagando realmente o preço final da sua operação sem nenhum desvio que encareça seu negócio.

Contato com novos agentes em outros países

A CBF está totalmente aberta a trabalhar com novos agentes. Nós trabalhamos com grandes grupos internacionais. Prefiro ter um representante em cada lugar e esse representante me mandar negócios.

Uma grande anécdota

Um dos maiores projetos que a gente participou foi ter trazido a fábrica da Hysco, que é a Hyundai Steel Company, para Piracicaba. Quando a Hyundai se instalou em Piracicaba, uma das fábricas era de aço e nós trouxemos todos os equipamentos da Coreia para acá. Esse trabalho foi bem delicado porque o coreano é muito pontual em todo o que é feito; e aí foi um desafio, a gente foi certificado ISO naquele momento porque foi todo bem feito e bem organizado.

Seguintes projeções 

Na verdade a gente tem uma administração muito “pé no chão”, muito sólida e a ideia nossa é continuar crescendo com os números que a gente trabalha, que são do 5% ao 15% ao ano, dependendo do ano e da crise económica. Então se eu pegar os últimos 8 anos, a gente teve um crescimento.

A parte de carga projeto, a gente está vendo que para o próximo ano vai ser importante. Trabalhamos com duas multinacionais que a gente atende aqui, que tem bastante volume e que está vindo com possibilidades de novos projetos importantes para o ano que vem.


Foto: Renata Bernal & Sergio Souza, Directores da CBF Cargo

Deja un comentario