Governo chega a R$ 10 bi em investimentos após leilão de portos na InfraWeek

Compártelo con tu red

Bolsa de Valores de São Paulo: Concessão de cinco terminais portuários

O governo federal arrematou mais ativos em um leilão realizado na sexta-feira, 9. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou a venda de cinco terminais portuários, sendo quatro no Porto de Itaqui, no Maranhão, e um no Porto de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A Santos Brasil arrematou três deles. Os outros dois ficaram com o Terminal Químico de Aratu e a CMPC Célula Riograndense. O pregão rendeu 216 milhões de reais em outorgas para o Executivo. Os contratos preveem 600 milhões de investimentos no total. 

O leilão ocorreu na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e pôs fim à Infra Week, uma semana voltada à cessão de ativos na área. O governo já havia conquistado 3,3 bilhões de reais obtidos no no leilão de 22 aeroportos, na quarta-feira 7, e outros 32,7 milhões na concessão de um trecho baiano da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a Fiol. Ao todo, os investimentos previstos em contratos chegam a mais de 10 bilhões de reais. A estimativa é que, os negócios realizados nesta semana tenham potencial de gerar 200.000 empregos. 

Nos leilões dos terminais aeroportuários realizados durante a semana passada, apenas para operarem os aeroportos negociados, as duas empresas vencedoras dos leilões, a brasileira CCR e a francesa Vinci Airports, deverão investir 6,13 bilhões de reais. Os lances vencedores dos três blocos negociados representaram um ágio de de quase 4 000% em relação aos preços mínimos estabelecidos pelo governo.


Compártelo con tu red

Deja una respuesta