GKO Informática espera crescer 20% em 2021

GKO Informática espera crescer 20% em 2021

GKO Informática espera crescer 20% em 2021

Compártelo con tu red

Desafios e aprendizados na gestão dos negócios durante a pandemia incluíram expansão de atuação e oferta de novas soluções e serviços.
Empresa iniciou 2021 trabalhando para superar metas com perspectivas de crescimento na região Sul do país.


Com o ano mais imprevisível de toda a história mundial nos últimos 100 anos em termos sanitários, repleto de impactos causados pela pandemia anunciada logo no início de 2020, o Brasil, assim como os demais países do mundo, iniciou um processo doloroso e, ao mesmo tempo, de muitos desafios. Para evitar que a população fosse atingida pelo coronavírus, a primeira providência foi manter todos em casa com restrições de circulação, incluindo a ida ao trabalho.

Assim como ocorreu com praticamente todas as empresas, a GKO Informática também precisou se adaptar à nova realidade do home office, migrando suas equipes dos escritórios que mantém no Rio de Janeiro e São Paulo, ‘do dia para a noite’. Mesmo sendo uma empresa com foco em tecnologia e inovação, o período foi desafiador.

“Em março nós tomamos a decisão e todos os funcionários foram trabalhar remotamente. O fato de sermos uma empresa de tecnologia nos ajudou na migração, mas não posso deixar de destacar a colaboração de nossa equipe e também dos clientes. Nos organizamos para que o trabalho remoto tivesse o máximo possível de compartilhamento de ideias e esforços”, lembra Ricardo Gorodovits, diretor comercial da GKO Informática.

Havia um planejamento estratégico que também precisou ser adaptado. “Nós tínhamos uma previsão de atividade para 2020 que precisou ser reformulada no meio do caminho, por conta da paralização de alguns dos nossos clientes e alguns ainda estão longe de voltar à rotina de antes. Com isso houve uma redução de demanda, tanto dos que já eram clientes, quanto de quem passaríamos a atender, mas que optaram por adiar planos de investimento para avaliar sua capacidade operacional e comercial na pandemia”, destaca Gorodovits.

 

Ricardo Gorodovits - GKO
Ricardo Gorodovits – GKO

O trabalho durante a pandemia

Segundo o diretor comercial, a GKO Informática focou em trabalhar bem internamente para que na reta final de 2020 e início de 2021 diversos projetos estivessem em andamento. Gorodovits reforça que o ano passado foi mais de manutenção do que de crescimento.

“Nossa expectativa é muito positiva, principalmente tendo como base, a leitura que fazemos dos três últimos meses do ano. Percebemos uma mudança de postura do mercado, uma procura maior por nossas soluções, um ritmo de atividade mais intenso, tanto é que as equipes de serviços e consultoria estão trabalhando com muita competência e estamos nos organizando para ampliar nossa capacidade de atendimento. Vimos como uma tremenda oportunidade esse momento e não poderíamos deixar passar”, conta.

A empresa reforçou o time de Desenvolvimento e a área de Serviços no período. As equipes técnicas estruturaram uma série de modernizações tecnológicas nas soluções. “O período entre abril e junho foi o de maior lentidão do mercado. Focamos em desenvolvimento e o resultado foi muito bom”, destaca.

Mercado e negócios na região Sul

No segundo semestre do ano passado, a empresa anunciou ampliação dos negócios, na região sul do país, por meio do Programa GKO Partner, que tem atraído parceiros locais como empresas de tecnologia da informação e consultorias em logística, que reforçam a presença da marca GKO pelo país.

A ideia é seguir expandindo a atuação em 2021. “A região sul tem aspectos que nos motivam e uma delas é a questão da oferta de recursos humanos muito capacitados. Há também um conjunto de empresas em crescimento pujante que ainda está carente de boas soluções. Temos trabalhado nisso para colher frutos ao longo de 2021”, explica Gorodovits.

Aprendizados e Desafios  

Segundo o executivo, o time GKO Informática destaca dois grandes aprendizados deste período da pandemia. O primeiro deles está relacionado com a adaptação ao cenário logo no início, quando decisões rápidas foram tomadas e estratégias readaptadas.

“Fizemos muitas negociações com clientes e fornecedores e posso dizer que em 90% dos casos fomos bem sucedidos. Algumas empresas migraram de lojas físicas para vendas em ambiente e-commerce em pouco tempo. Clientes reportaram avanço de cinco anos em três meses nesta área”, conta.

Uma das áreas favorecidas pelo contexto de pandemia foi a de outsourcing, ou seja, quando uma empresa contrata equipes externas para que determinados serviços, como auditorias, sejam feitos com tecnologia e profissionais especializados sem que o contratante tenha que ter equipe interna dedicada. No braço e negócios de outsourcing LogPartners, a GKO Informática registrou um crescimento em mais de 50% no número de clientes e a equipe precisou ser ajustada para atender a mais este desafio.

O segundo aprendizado está relacionado às ações de solidariedade e incentivo ao empreendedorismo. “Vimos muitas campanhas de apoio ao pequeno empreendedor, o negócio local. As rápidas transformações que o mercado de restaurantes precisou criar, por exemplo, para oferecer entregas em casa, o delivery, também foi uma ação de solidariedade. Isso tudo permeou nosso universo de uma forma que nós mesmos não fazíamos ideia”, lembra.

GKO Informática em 2021

Segundo Gorodovits, as expectativas da empresa estão moderadas e bem direcionadas. “Pensando no mercado de uma forma geral, nós acreditamos que vai haver um reequilíbrio, entre processos de distribuição via e-commerce e o físico, mas antes teremos que enfrentar a expectativa sobre a questão da vacina contra a COVID-19”.

Sobre o crescimento da empresa, o diretor comercial afirma: “Nossa expectativa é de um crescimento em torno de 20%, em 2021. Essa é a nossa meta e acreditamos que ela seja bastante factível, até em função dos negócios já fechados em 2020 e que irão gerar resultados em 2021, pois se trata de receitas recorrentes que ainda não foram recebidas. A GKO é madura e propositiva o suficiente para atrair o mercado para que opte por suas soluções, contribuindo para o crescimento de empresas em todo o Brasil”, conclui.

 


 Sobre a GKO Informática

Fundada em 1987, a GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e ao apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE.

A empresa oferece serviços de consultoria e já ministrou inúmeros cursos aos embarcadores sobre como contratar e administrar fretes para gerar lucros. O GKO FRETE foi eleito a Marca Líder em software de gestão de fretes por quatro anos seguidos em premiação promovida pela revista IntraLogística, editada pelo Instituto IMAM. A GKO Informática, por sua vez, foi eleita “Protagonista da Logística” pela Aslog (hoje ABRALOG), associação que representa as empresas e os profissionais de logística. A empresa oferece também a modalidade de terceirização de infraestrutura (hardware e software) para seus clientes, o que permite o acesso ao GKO FRETE via internet no modelo Software as a Service (SaaS).

Com experiência de 33 anos de mercado, a GKO Informática vem expandindo a sua atuação para a terceirização de processos da gestão de fretes, com a LogPartners, e com sua unidade de serviços em nuvem que apoiam a relação embarcador-transportador-destinatário, o GKO Plus. A GKO Informática atua junto aos mais variados setores da indústria, contando com clientes de 22 segmentos que cobrem uma diversidade de mercados em todas as regiões do País. A solução Confirma Fácil, gerada na unidade GKO Plus, atende embarcadores de quaisquer segmentos, abrangendo empresas do varejo, indústrias e de serviços além de plataformas de e-commerce, todas tendo como ponto comum serem médias e grandes contratantes de transportes. Até mesmo transportadoras têm encontrado no Confirma Fácil uma solução importante para suas dificuldades na visibilidade das entregas. Mais de 50 empresas já implementaram o Confirma Fácil, como Electrolux, Duas Rodas e Gazin, somadas às mais de 300 empresas usuárias do GKO FRETE, como Syngenta, HP e Goodyear.

 


Compártelo con tu red

Deja un comentario